No post da semana passada falei sobre como montar suas metas e se organizar para o ano novo, ainda deixei um planner para ajudar vocês a se planejarem.
Nessa semana vou falar de algumas estratégias que podem ser usadas para atingirmos essas metas.
PLANEJAMENTO
Tudo começa com um bom planejamento, não é mesmo?
Você precisa ser bem claro nas suas metas. Quanto mais específico melhor.
Existe um método chamado SMART, sigla em inglês para específica, mensurável, realizável, relevante e tempo para concluir.
Nesse método você consegue deixar sua meta bastante clara. Por exemplo: vamos dizer que você queira emagrecer. Mas isso por si só é um objetivo. Então, como colocaríamos essa meta dentro do método: você vai dizer que quer perder 10 quilos de gordura, mantendo sua massa muscular, em seis meses para se tornar mais saudável e poder brincar com seus filhos.
A meta ficou específica? Sim, perder 10 quilos de gordura.
A meta ficou mensurável? Sim, você tem como medir sua composição corporal para saber se está perdendo gordura ou massa muscular.
A meta ficou realizável? É possível perder esse peso em seis meses, eu diria que sim!
A meta ficou relevante? Para que você quer perder esse peso? Para ser mais saudável e brincar com seus filhos.
Tem um tempo estipulado para você atingir? Sim, seis meses.
Pronto agora temos um bom exemplo de uma meta SMART. De tempos em tempos é importante rever suas metas e se necessário, alterá-las. Podemos acabar colocando metas muito difíceis ou muito fáceis.
TORNAR A META PÚBLICA
Isso funciona muito! Se mais pessoas sabem da sua meta isso vai gerar um compromisso maior em você para atingi-la. Pode ser um post na internet, alguma rede social ou até mesmo em grupo de Whatsapp.
Existem sites em que você registra sua meta, como se fosse um compromisso público.
DISCIPLINA E PACIÊNCIA
Depois do planejamento e as metas bem definidas vem o momento de executarmos nosso plano para chegarmos lá. Essa parte do processo é a mais fundamental.
Nesse momento precisamos ter dois atributos: disciplina e paciência. J
á falei um pouco sobre porque não considero a motivação algo importante ao longo do processo aqui. Ela é útil para começarmos, mas dura muito pouco. Logo, iremos precisar de disciplina.
É a disciplina, fazer o que deve ser feito todos os dias, que irá nos levar ao nosso resultado. Independente de querer fazer, de estar motivado para isso.
Gosto de dar um exemplo simples: você está motivado todo dia para trabalhar? Se não estiver não vai? Ou vai assim mesmo? Foque na disciplina. Afinal de contas somos o somatório dos nossos hábitos.
Outra característica que precisamos ter é paciência. Não vamos atingir nossos resultados de um dia para o outro, temos que acreditar no processo.
Assim como não ganhamos peso rápido também não vamos perdê-lo rápido. De novo, somos o somatório dos nossos hábitos.
MINIHÁBITOS
Essa é uma estratégia que eu gosto muito e que funciona principalmente se você tem dificuldade em inserir um novo hábito, já a expliquei aqui. Mas o princípio dela é você reduzir uma ação ao mais rápido e simples possível para que seu cérebro não resista a ela.
Por exemplo: você quer passar a comer vegetais no seu almoço. Ao invés de você encher seu prato de hortaliças, coloque apenas um pouco. Aos poucos você vai aumentando a quantidade, isso vai quebrar sua resistência ao novo alimento. Você pode aplicar esse mesmo princípio a outros aspectos da sua rotina.
RASTREAMENTO DO HÁBITO
Já falei sobre esse assunto aqui, mas essa estratégia é fundamental.
Como vamos saber se estamos no caminho certo para atingirmos nossos resultados se não estamos acompanhando o processo?
Por isso sempre sugiro usar o rastreamento de hábitos como forma de verificar a evolução do processo.
Minha dica é usar algo bem visual, colocar esse rastreamento bem á vista, para você realmente saber se está fazendo.
Gostou dessas estratégias? Saiba como posso te ajudar AQUI.