Seguindo a temática do blog esse mês hoje explico qual a diferença entre emagrecer e perder peso.
Muitas vezes usamos essas duas palavras como sinônimas, porém isso não é verdade.
Mas então o quer dizer cada um? Por que isso é importante entendermos a diferença entre elas? E o principal, o que é mais importante?
Diferença entre Emagrecimento x Perda de de Peso
Todo mundo que já participou de um processo de emagrecimento já passou por isso: você faz a reeducação alimentar por um tempo, conjugado com o exercício físico, já está se sentindo mais magro, mais disposto e resolve se pesar para ver o quanto perdeu de peso. E para sua surpresa o peso na balança ainda é o mesmo. Você pensa que a balança está errada! Afinal de contas você percebe que sua roupa está mais frouxa. Como isso é possível? O que aconteceu?
Bem, a verdade é que você provavelmente emagreceu, só não perdeu peso. Isso aconteceu porque embora o músculo e a gordura tenham o mesmo peso (um quilo é um quilo!), a gordura tem maior volume, logo ela ocupa mais espaço, assim suas medidas ficam maiores, você sente a roupa mais apertada.
No início do processo de emagrecimento é comum que haja uma melhora na composição corporal, ou seja, o indivíduo perde um pouco de gordura e ganha um pouco de massa muscular, dessa forma seu peso corporal fica praticamente inalterado, mas suas medidas diminuem.
Definições
Podemos definir emagrecimento como processo de perda de gordura. Somente gordura. Então quando falamos que emagrecemos, estamos mais magros.
E por que falamos assim? Isso quer dizer que ao termos menos gordura estamos aumentando nosso percentual de massa magra.
Entendemos como massa magra todo nosso peso que não é gordura (músculos, órgãos, líquidos corporais, tendões, ossos, ligamentos). Logo, quando perdemos gordura, então ganhamos percentual de massa magra.
Perda de peso quer dizer que ao subirmos na balança nosso peso corporal total está menor, independente do que perdemos nesse peso.
Podemos ter perdido massa muscular (músculos), massa óssea (quantidade de osso), líquidos (podemos estar desidratados) ou até mesmo gordura.
O fato é que ao nos pesarmos não temos como saber o que de fato perdemos.
Como saber se emagreci?
A melhor forma de realmente saber se o peso perdido foi de gordura é realizar uma avaliação de composição corporal.
Existem algumas formas de fazer essa avaliação e todas elas tem prós e contras. Não vou entrar aqui em qual é a melhor, porém a forma mais simples que possa ser feita sozinho é a avaliação de composição corporal por balança de bioimpedância.
A avaliação nessa balança gera além do peso corporal, o percentual de gordura, de massa muscular, de líquidos, sua taxa metabólica em repouso e sua massa óssea.
Dessa forma ao reavaliarmos sempre nas mesmas condições (hora do dia, estado alimentar, hidratação, vestimentas) consegue-se ter um bom parâmetro para verificar a evolução.
Na minha consultoria fitness sempre peço para o aluno ter alguns parâmetros para acompanharmos sua evolução.
Além da balança de bioimpedância, sugiro também: tirar fotos antes de começarmos e ao longo do processo, tirar medidas com fita métrica (algumas são possíveis de serem feitas sozinho), usar alguma roupa como parâmetro (verificar se ela está ficando frouxa).
Todos esses parâmetros têm suas vantagens e desvantagens, porém o conjunto deles nos dá uma boa noção da nossa evolução.
Através dessas avaliações conseguimos saber se tivemos ou não o processo de emagrecimento, que é o mais importante.
Conclusão
É bem comum no início do processo esse tipo de resultado, principalmente se você for sedentário e tiver iniciado o treino de força (musculação).
Os ganhos de massa muscular nos primeiros meses são razoáveis. O importante aqui é pensarmos no processo de emagrecimento como um processo em longo prazo rumo a uma vida mais saudável.
Não se preocupe se a perda de peso não está sendo significativa ou na velocidade que você gostaria. A preocupação só deve ser grande com a perda de peso se houver obesidade, fora isso se preocupe mais com a perda de gordura em si.
Use outros parâmetros em conjunto com a balança. A coisa mais comum que vejo na minha consultoria é o aluno achar que perdeu pouco peso (tipo um quilo) no primeiro mês, mas reparar que perdeu um número na calça ou três centímetros de abdômen. Se isso também ocorre com você isso quer dizer que está emagrecendo.
Já ouvi muito também, principalmente de mulheres, que não estão preocupadas em ganhar massa muscular porque não querem ficar fortes e só querem baixar o peso.
Sempre penso no processo de emagrecimento como algo continuo e saudável. Quando trabalhamos com exercício físico estamos vendendo SAÚDE! Então, é fundamental para que esse processo seja saudável que ganhemos massa muscular ao longo do tempo. Essa massa muscular irá acelerar nosso metabolismo e consequentemente diminuir nossa gordura.
Muitas vezes só estamos mantendo ou recuperando nossa massa muscular, uma vez que com o envelhecimento temos um decréscimo acentuando dos nossos músculos.
Já existem muitos estudos falando da forte correlação entre a musculação e o emagrecimento. Aquele mito de que tenho que fazer somente exercícios aeróbios para emagrecer já caiu há muito tempo.
Treine força, aeróbio e combine isso tudo com uma alimentação saudável, boa hidratação e descanso adequado (olha a importância do sono hein) e pronto! Terá o seu emagrecimento!
Se precisa de ajuda para passar pelo processo de emagrecimento, entre em contato comigo!