fbpx

ESQUEÇA SUA MOTIVAÇÃO

Por que você não precisa dela para treinar?

Você vai ler nesse post

Por que você não precisa de motivação para treinar?

Um dos maiores equívocos que podemos cometer quando queremos mudar um hábito ou inserir um novo, principalmente o exercício físico, é achar que temos que ter motivação para fazê-lo. Quantas vezes você já deixou de treinar porque não se sentia motivado para isso?

Como assim não preciso de motivação?

A motivação é excelente para começarmos um novo hábito. Ela nos faz sair do plano do pensamento, da ideia, e nos faz ir para o plano da ação. E isso é ótimo. Estarmos motivados pode nos habilitar a fazer melhor a tarefa proposta.  Porém o que temos que entender é que a motivação acaba muito rápido, especialmente se estamos fazendo algo que não gostamos ou que a recompensa é tardia, só a veremos meses ou anos depois. Então o que nos faz continuar?

Disciplina

Você já parou para pensar se durante os quatro anos de um ciclo olímpico um atleta acorda todo dia motivado para treinar. Fazer todo dia a mesma coisa, sendo privado de uma série de outras coisas que ele provavelmente preferia fazer.

Pois é, ele não está sempre motivado. Ele tem disciplina.

Termos disciplina é o que nos faz repetir o ato tantas vezes que ele se torna um hábito. E esse sempre tem que ser nosso objetivo. Quando quebramos a resistência inicial fica muito mais fácil colocar qualquer coisa na nossa rotina.

Já falei aqui no blog sobre formas de adquirir um novo hábito e essas técnicas devem ser revistas com frequência para não serem esquecidas.

Motivação x Força de Vontade

Hábitos não surgem de planos vagos ou sem objetividade. Para inserir um hábito, sem motivação ou sem gostar de fazer, é necessária muita estratégia. Montar quadros, cronogramas, ter um plano! E para cumprir isso tudo você vai precisar de muita força de vontade.

A força de vontade nos faz seguir nosso plano mesmo quando não estamos motivados. Funciona assim: quanto maior sua motivação, menos força de vontade vai precisar, porém quanto menor sua motivação mais você vai precisar de um sistema, de um processo e da sua força de vontade.

A grande vantagem da força de vontade é que não envolve emoção, como a motivação. Você faz as coisas porque elas precisam ser feitas, estão na sua rotina, no seu cronograma diário.

Como funciona a força de vontade?

Se tivermos que raciocinar todas as nossas decisões e termos motivação para fazer tudo na vida provavelmente não conseguiríamos realizar muitas das coisas que temos para fazer.

Nosso cérebro gasta muita energia para tomar decisões, logo tudo o que ele quer é que a maioria das nossas ações seja automatizada, assim ele poupa energia para o que realmente importa.

Conseguimos ver bem esse mecanismo quando pensamos naqueles dias em que tivemos um dia muito pesado no trabalho, com muitas coisas importantes sendo resolvidas e quando chegamos em casa pedimos uma comida ao invés de cozinhar (geralmente pedimos algo fora do nossa rotina alimentar).

Por que fazemos isso? Porque estamos cansados e quando nos sentimos assim além de não termos motivação para cozinhar, nossa força de vontade está lá em baixo. Estamos sem energia para resistir às tentações.

O que fazer então?

Foco no processo. Você está motivado todo dia para escovar os dentes? Para levantar da cama? Para sair para trabalhar? Dificilmente sua resposta foi sim (se foi, parabéns).

Mas por que mesmo assim você faz isso tudo? Porque você tem que fazer. Por que com o exercício físico deveria ser diferente? Você sabia que durante a semana temos 168 horas a nossa disposição? E se eu te falasse que você só precisa de 2,5 horas para ter resultados? Estamos falando de menos de 2% do seu tempo disponível.

Pense no custo benefício que isso vai te gerar. Os benefícios do exercício físico feito de forma regular superam e muito, sua resistência para o mesmo.

Então mesmo que não goste, foque no processo. Use estratégias para coloca-lo na sua rotina e com sua força de vontade irá transforma-lo em um hábito a ponto de sentir falta quando não consegue fazer.

Falo sempre sobre a importância de inserir o exercício físico no dia a dia como um hábito, mas sei que isso é um grande desafio e toda ajuda é muito bem vinda. Saiba como posso te ajudar na mudança de hábito através do Programa Saudável em 30 dias. Visite a página e conheça tudo sobre o programa e se inscreva para a próxima turma.

Para conhecer mais sobre como posso te auxiliar agora a ter uma vida mais saudável clique AQUI!

Me acompanhe nas redes para mais conteúdo sobre atividade física.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Patrick Ferreira - Personal Trainer

Com mais de 15 anos de experiência na área, meu principal objetivo é ajudar as pessoas a serem ATIVAS. E para isso desenvolvo metodologias de treino que auxiliam na mudança de hábito e auxilia na ação para sairmos da zona de conforto.

Compartilhar:

Receba Dicas de Treino e Hábitos

Não perca atualizações e dicas sobre treinos e hábitos

Entre para o meu grupo VIP no Telegram!
Posts recentes