Como nosso cérebro se condiciona a fazer o mais simples?
Temos muita dificuldade em mudarmos nossos hábitos, porque geralmente requer muito tempo, motivação e disciplina. Nessa briga para sermos mais saudáveis ou simplesmente colocarmos algo novo na nossa rotina temos um inimigo interno, nosso cérebro!
Já escrevi aqui no blog sobre como inserir o exercício físico no nosso dia a dia e sempre escrevo e troco ideia com as pessoas no meu instagram sobre esse assunto, e sempre digo que independente de qual hábito novo você quer inserir na sua rotina o seu cérebro vai sempre resistir inicialmente.
Mesmo quando estamos muito motivados a mudar nosso cérebro vai nos acompanhar por somente alguns dias, depois disso ele vai fazer de tudo para fazer você resistir.
Entendendo como funciona o nosso cérebro
Imagina a seguinte situação:
“Você está sentando confortavelmente no seu sofá e quer mudar de canal da sua televisão. Você duas opções: usar o controle remoto que está ao seu lado ou levantar e trocar de canal diretamente na televisão?”
Qual opção você vai escolher e por que? Aposto que optou pela primeira e não quer levantar do sofá, certo?
Isso mesmo, você usou o princípio da lei do menor esforço. E nosso cérebro age da mesma forma, ele quer poupar energia.
Apesar de ter uma alta capacidade de adaptação, o cérebro também resiste a mudanças. Se você não usar estratégias de identificação de hábitos, gatilhos mentais e facilitar o novo hábito, será muito difícil para seu cérebro se acostumar à mudança.
Estratégias para novos hábitos
Falando tudo isso sobre o nosso cérebro, como se fosse uma força externa e difícil de controlar, fica parecendo que adquirir um novo hábito é mais difícil ainda, né?
Porém, não é nada disso! Eu uso algumas estratégias com meus alunos que ajudam no processo de mudança de hábito e vou dividir duas com vocês que sempre trás bons resultados.
Deixar o novo hábito a mostra
Uma das estratégias que mais gosto de usar para inserir um hábito novo é deixa-lo a mostra.
Se você quer ler mais, deixe sempre um livro na sua cabeceira ou embaixo do seu travesseiro. Sempre que for dormir vai ver o livro ali e isso ativará um gatilho no seu cérebro para você começar a ler.
Usar antigo hábito como gatilho para um novo
Outra estratégia que uso muito é colocar um hábito atual para servir de gatilho para um novo hábito.
Ainda no exemplo da leitura, todo dia às 11 horas da manhã eu tomo um cafezinho. Geralmente fazia isso olhando as redes sociais no telefone. Comecei a me forçar a só poder tomar o café se estivesse lendo um livro.
Funcionou! Gosto tanto de café e estou tão acostumado ao cafezinho desse horário que foi muito fácil substituir o telefone pela leitura.
Um hábito atual, tomar café, serviu de gatilho para um hábito novo, ler um livro.
Existem inúmeras outras estratégias que podem ser usadas para inserir ou mudar um hábito existente, mas o primeiro passo em minha opinião é sempre entender qual seu objetivo, aonde quer chegar e por que?
Sempre se pergunte isso ao pensar nos seus hábitos e será muito mais fácil muda-los!
Se você precisa de ajuda para inserir o exercício físico no seu dia a dia, eu posso te ajudar através do Programa Saudável em 30 Dias. Visite a página para conhecer o programa e se ficar mais dúvidas entre em contato.
Se você chegou até aqui obrigada e vamos continuar conversando. Comente nesse post qual a sua maior dificuldade em relação a mudança de hábito.
Me acompanhe nas redes sociais para mais dicas sobre mudança de hábito.