Essa época do ano é caracterizada por muitas confraternizações e festividades. Nesse ano atípico, apesar de termos menos encontros teremos ceias com comidas típicas.
Muita gente aproveita essa época para tirar férias e encontrar os parentes. Dessa forma acabamos treinamos menos. Ou seja, comemos mais e com pior qualidade e gastamos menos energia. Mas fique tranquilo que vou dar três dicas de como diminuir o estrago desse período na sua rotina.
# DICA 1: EQUILÍBRIO ALIMENTAR
Ainda temos bastante encontros, mesmo nesse momento, sejam eles virtuais ou presenciais. Temos a tendência a acabar fugindo da nossa alimentação regular, por isso a primeira dica que dou é se possível, não fazer de todos os encontros uma orgia gastronômica.
A maioria dos encontros envolvem grandes refeições. Escolha bem em quais ir ou os lugares em que vai.
Você pode optar por fazer sua refeição normal e depois ir ao encontro. Dessa forma ou você não irá fugir da sua reeducação ou irá comer menos no encontro!
# DICA 2: AUMENTE A INTENSIDADE DO SEU TREINO
Nesse momento é muito comum diminuirmos a frequência dos nossos treinos e até mesmo parar o treino. Não faça isso! Continue treinando mesmo que com menos frequência, menos volume.
Ao invés de treinar 5,6 vezes por semana com 40, 50 minutos por sessão, passe para 2 a 3 vezes com treinos de 20, 25 minutos.
Compense essa diminuição com aumento da intensidade. Aumente a carga, diminua as repetições e o intervalo entre as séries. Isso fará com que você gaste mais calorias, mantenha os benefícios do treino e compense a perda de volume.
Quando começar o ano novo você pode retornar aos treinos regulares sem perdas de performance.
#DICA 3: MODERAÇÃO NA CEIA
Eu sei que você não queria ler isso mas é verdade. Só porque temos fartura você não precisa comer de tudo!
Geralmente as ceias de final de ano são muito completas e variadas. Temos bacalhau, tender, peru, fora as sobremesas e doces.
Por mais tentador que seja você não precisa comer tudo, escolha com cuidado o que você vai preferir comer, coloque salada no prato também.
Tenha equilíbrio, só porque é Natal você não precisa comer como se não houvesse amanhã. Moderação. O mesmo vale para sobremesa. Se você, como eu, espera o ano inteiro pelas rabanadas, então coma a rabanada. Não precisa comer a rabanada, o pudim, o bolo, o chocolate. Moderação.
Lembrando que a ceia de Natal é de 24 para 25, não é para estendê-la até o ano novo! Passou a ceia, volte para sua rotina que na ceia do ano novo tem mais.
O que gosto sempre de lembrar é que temos que ter equilíbrio na nossa rotina. Sabemos que esse período é especial e ganha um simbolismo a mais esse ano, porém pense se você realmente precisa comer tudo o que tiver na ceia.
Atenção nas quantidades também. Muita gente acaba relaxando muito nos hábitos saudáveis nessa época do ano e, às vezes, fica muito difícil retornar ao caminho certo quando janeiro chega.
Aproveite seu final de ano com moderação, porque ano que vem tem mais.
Gostou dessas dicas? Veja como eu posso te ajudar a ter hábitos mais saudáveis AQUI.