Utilize essa técnica para mudar sua rotina e hábitos
Semana passada eu falei sobre a importância de sair do sedentarismo. Hoje vou dar uma estratégia bem simples para inserirmos o exercício físico na nossa rotina.
Eu entendo que para maioria das pessoas sedentárias, começar a se exercitar muitas vezes acaba sendo muito sacrificante, já que na maioria das vezes há objeções inconscientes do nosso cérebro.
Já falei aqui no blog porque é tão difícil mudar nossos hábitos. Afinal, nosso cérebro muitas vezes joga contra nós. Para diminuir as objeções uma estratégia muito legal é a dos mini-hábitos!
MINI-HÁBITOS
Esse princípio tenta burlar as objeções que nosso cérebro possa ter a algo novo que dê trabalho.
Nosso cérebro gosta de automatizar as coisas para não gastar energia. Então, toda vez que mudamos nossa rotina na tentativa de gerar um hábito novo, ele analisa as possibilidades. Se o novo hábito for algo muito difícil ou não for prazeroso, ele provavelmente vai tentar nos convencer de que não vale a pena. Portanto, ele vai tentar manter o hábito antigo!
Por ser algo que já estamos acostumados a fazer, não é muito dispendioso e não gasta muita energia. Portanto, para mudarmos nossos hábitos precisamos passar dessa fase para enraizá-lo e finalmente inserirmos esse hábito novo!
COMECE A MUDANÇA DEVAGAR
Todo hábito novo pode e deve ser quebrado em mini-hábitos para diminuir nossa resistência.
Pense comigo, o que é mais fácil para você: correr por 1 minuto ou correr por 10 minutos?
Se eu tivesse que te convencer a começar a correr, você preferiria que eu te pedisse para começar correndo por um ou por dez minutos? E é assim que nosso cérebro funciona!
Na fase inicial, de inserção do exercício físico, não devemos nos preocupar com os resultados e sim com o processo.
Se você me perguntar o que vai te fazer gastar mais calorias e te emagrecer, provavelmente falarei que dez minutos são melhor que um (sobre isso vale a pena ler meu post sobre HIIT). No entanto, vale reforçar que nesse momento estamos preocupados em quebrar barreiras ao exercício. Estamos focados no processo e não no resultado!
DESAFIO DA FLEXÃO DE BRAÇOS
Dentro dessa lógica de começarmos devagar e quebrar objeções gosto muito do desafio da flexão de braços.
Esse desafio consiste na aplicação da teoria do mini-hábito voltado para o exercício físico.
Funciona assim: você vai se comprometer a fazer uma flexão de braços todos os dias. Sem falta.
Quando falo flexão de braços digo qualquer exercício, pode ser agachamento, prancha, abdominais. O que importa é o compromisso! Todo dia você vai fazer uma repetição.
A ideia aqui é ser algo tão banal e fácil de fazer que seu cérebro não se oponha. Aos poucos você vai sentir a necessidade de fazer mais. Vai pensar: já que eu estou aqui posso fazer mais!
Você não tem obrigação nenhuma de fazer mais, somente uma. Nos dias que estiver se sentindo bem, faça mais! Quando perceber vai incluir outros exercícios. Em pouco tempo estará treinando 20, 30 minutos e seu cérebro estará acostumado a isso.
Então, resumindo, tente utilizar a técnica dos mini-hábitos e o desafio da flexão de braços para incluir o exercício na sua rotina!
Procure um profissional qualificado para lhe ajudar!
Para conhecer mais sobre como posso te auxiliar agora a ter uma vida mais saudável clique AQUI!
Me acompanhe nas redes para mais conteúdo sobre exercício físico.