Como sempre gosto de falar, nós somos o somatório dos nossos hábitos, então para sermos mais saudáveis devemos evitar hábitos ruins e facilitar os bons. Hoje, porém vou falar do que devemos evitar fazer para conseguirmos mudar nossos hábitos.
#1 – CONFIAR NA MOTIVAÇÃO
Esse é um erro muito comum. Geralmente achamos que temos que estar motivados para fazermos algo. A motivação é algo importante, porem na maioria das vezes, passageiro. Você precisa de motivação todos os dias para trabalhar? Se não estiver motivado, simplesmente não aparece no trabalho? Para mudarmos nossos hábitos precisamos de disciplina e estratégia. Depender exclusivamente da motivação para mudar hábitos é receita do fracasso. Precisamos de tempo e persistência para inserir um hábito novo e com certeza nossa motivação vai acabar antes de conseguirmos implementá-lo.
#2 – NÃO TER ROTINA
Muita gente gosta de dizer que não tem rotina, embora ache que não ter rotina já é ter algum tipo de rotina, ela é fundamental para nos organizarmos. Para formação de um hábito precisamos gerar gatilhos e recompensas. Muitas vezes esses gatilhos são horas do dia ou tarefas que fazemos (ex: pós-almoço, depois de chegar em casa do trabalho), então para implementarmos um novo hábito é importante que tenhamos uma rotina. Ela não precisa ocorrer exatamente nos mesmos horários, embora isso ajude, mas ela precisa ocorrer com frequência. Por exemplo: se o seu gatilho para treinar é passar em frente à academia voltando do trabalho e você só faz o caminho que passe em frente à academia duas vezes por semana, você provavelmente só irá treinar duas vezes na semana. Nesse caso experimente fazer esse caminho todos os dias, isso é rotina. Então tente criar rotinas, pois elas são precursoras de formação de hábito.
#3 – NÃO RASTREAR SEUS HÁBITOS
Seguindo o passo anterior, além de criarmos rotinas é importante rastrearmos o hábito. Precisamos saber se estamos tendo sucesso. Muitas pessoas pensam que bebem muita agua ao longo do dia, mas se pedirmos para elas anotarem o quanto bebem veremos que a maioria das pessoas superestima a quantidade de liquido ingerido ao longo do dia. Ai que entra o rastreamento de hábitos. Crie uma planilha visível (pode ser impressa e afixada na sua geladeira ou um simples aplicativo de celular) para que você possa acompanhar sua evolução. Dessa forma verá seu progresso e poderá mudar suas estratégias se observar que o resultado do processo não está sendo o esperado.
#4 – FOCAR NO RESULTADO E NÃO NO PROCESSO
Esse para mim é o erro principal, então se você quer saber se vai perder 10 quilos até o Natal pare com isso agora! Quando falamos em mudanças de hábito e vida mais saudável estamos pensando no longo prazo, em começarmos nossa mudança hoje e irmos colhendo os frutos no futuro (falei um pouco sobre isso aqui ). É claro que atingirmos nossos objetivos é importante porem temos que entender que resultados de curto prazo nem sempre são duradouros ou saudáveis então se queremos realmente melhorar nossa qualidade de vida temos que focar no processo. Ele que nos tornará mais saudável, mas para isso precisamos ter paciência, persistência e consistência. Grave essas três palavras, elas irão te acompanhar por todo o processo. E você vai conseguir, basta continuar!
Esses são alguns erros mais comuns em quem busca mudar seu estilo de vida. Tente fazer essas pequenas alterações e verá uma mudança significativa na sua taxa de implementação de novos hábitos, quaisquer que sejam eles.
Gostou dessas dicas? Veja como eu posso te ajudar a ter hábitos mais saudáveis AQUI.