fbpx

OBESIDADE E SEDENTARISMO

Entenda porque a obesidade e o sedentarismo estão perigosamente interligadas.

Você vai ler nesse post

Os dois são extremamente perigosos para nossa saúde

Já falei aqui sobre o sedentarismo e hoje quero falar sobre outro grande problema de saúde da sociedade moderna: a obesidade. E ambas as condições são perigosas e estão conectadas.

Um dos fatores que tem tornado nossa sociedade cada vez mais acima do peso é o sedentarismo.

Nosso estilo de vida de pouco gasto calórico e alimentação cada vez mais industrializada faz com que uma coisa leve a outra.

CLASSIFICAÇÃO DA OBESIDADE

Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa é considerada obesa quando tem um IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30. Esse índice é alcançado pela seguinte fórmula: peso (em quilos) dividido pela altura (em metros) ao quadrado.

Apesar de ter algumas falhas, como não dividir o peso em massa gorda e massa magra, esse método nos dá uma boa medida da condição atual do indivíduo.

OBESIDADE CENTRAL

Essa obesidade é a mais perigosa e está relacionada com o aumento do risco de doenças cardiovasculares e diminuição de expectativa de vida. Podemos levar em consideração duas medidas para identificar essa obesidade. Tanto a medida em centímetros do abdômen, quanto à relação cintura/quadril são bons preditores.

A medida de abdômen é feita em cima da cicatriz umbilical. Um parâmetro acima de 102 centímetros para homens e 88 para mulheres mostra um risco elevado de desenvolvimento de doenças.

Já para relação cintura/quadril (dividir a medida de cintura, logo abaixo da última costela, pela medida do quadril, área de maior circunferência na zona dos glúteos) também é bastante usada para identificar o risco de prevalência de doenças cardiovasculares. Um resultado maior que 0,80 para mulheres e 0,95 para homens mostra um elevado risco.

SEDENTARISMO X OBESIDADE

O sedentarismo acaba sendo um dos maiores fatores de risco para a obesidade que acaba sendo um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica.

Viu como está tudo conectado? Agora se eu lhe perguntar qual a solução para esse problema, você já sabe né? Se alimentar melhor e mais variado e fazer exercício físico, enfim cuidar da sua saúde.

Agora me diz por que você não faz isso? Por que você não toma controle da sua vida e cuida do que é realmente importante: sua saúde. Muitas vezes e por diferentes razões acabamos negligenciando nossa saúde e bem estar. Esse é um dos maiores erros que podemos cometer.

Afinal, de contas de que adianta termos bens materiais e um bom trabalho se nossa saúde vai de mal a pior? Então, reflita um pouco mais sobre suas escolhas, elas vão determinar sua qualidade de vida agora e principalmente no futuro.

Quando se é mais jovem, mesmo com um estilo de vida ruim, é possível ter exames clínicos bons mesmo sendo enquadrado, pelos parâmetros acima, como acima do seu peso. Porém com o passar do tempo se você não mudar seus hábitos, você pode se tornar uma bomba relógio.

Evite isso e mude seu estilo de vida hoje! Cuide-se!

Procure um profissional qualificado para lhe ajudar!

Para conhecer mais sobre como posso te auxiliar agora a ter uma vida mais saudável clique AQUI!

Me acompanhe nas redes para mais conteúdo sobre exercício físico.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Patrick Ferreira - Personal Trainer

Com mais de 15 anos de experiência na área, meu principal objetivo é ajudar as pessoas a serem ATIVAS. E para isso desenvolvo metodologias de treino que auxiliam na mudança de hábito e auxilia na ação para sairmos da zona de conforto.

Compartilhar:

Receba Dicas de Treino e Hábitos

Não perca atualizações e dicas sobre treinos e hábitos

Entre para o meu grupo VIP no Telegram!
Posts recentes