Como ter bons resultados usando somente o peso do seu corpo como ferramenta.
Muita pessoas acreditam que para ter bons resultados precisa treinar na academia. Então, o que fazer nesse momento em que, na maioria dos lugares, as academias estão fechadas? Treine em casa!
Acredite você não precisa da academia, você precisa de sobrecarga!
Princípio da sobrecarga
No treinamento existem alguns princípios que regem a prescrição. Um dos que acho mais importante é o da sobrecarga, que diz que para termos resultados independente dos objetivos, precisamos aumentar gradualmente a carga imposta ao nosso organismo. Nossa capacidade de adaptação é muito grande e rápida.
Logo, para continuarmos a ter resultados precisamos progredir a sobrecarga imposta ao nosso corpo.
Formas de sobrecarga
Agora que já sabemos que o que precisamos é sobrecarregar nosso corpo (claro até certo ponto), vamos entender como isso pode ser feito e porque não precisamos estar na academia para isso acontecer.
Quando treinamos na academia, geralmente, usamos os aparelhos e pesos livres como sobrecarga. Aumentamos um quilo no agachamento, uma placa no supino e assim por diante. Dessa forma, estamos respeitando o princípio da sobrecarga.
O que é importante entender é que podemos fazer o mesmo treinando em casa!
Uso de Elásticos
Se não temos aparelhos e pesos livres podemos aplicar o mesmo princípio usando outros implementos.
Dentre as várias opções, a que mais recomendo são os elásticos – superbands e minibands.
Esses tipos de implementos geram sobrecarga através da resistência elástica e podem ser usados em treinos em casa para suprir a falta de outros equipamentos.
Podemos controlar a intensidade pela tensão elástica. São implementos de fácil uso e baratos, além de não ocuparem muito espaço.
Peso Corporal
Dependendo do exercício nem precisamos de implementos, somente o uso do peso corporal será o suficiente para termos uma boa intensidade, e assim para termos o resultado que queremos.
Além de podermos fazer adaptações quando o peso corporal for muita sobrecarga para determinado movimento, podemos usar uma outra variável de treino para aumentar a intensidade do treino.
Exemplo prático do uso do peso corporal
Vou dar um exemplo bem prático para ilustrar como podemos progredir nosso treino de peso corporal.
Imagina que você irá fazer uma flexão de braços.
Você pode fazer ajoelhado no chão como uma forma de boa intensidade, por exemplo.
Se você quiser facilitar, pode fazer ajoelhado num plano inclinado, usando um sofá ou sua cama e se quiser dificultar pode tirar os joelhos do chão.
No entanto, vamos dizer que tirando os joelhos do chão fique muito difícil para você. O que fazer?
Você pode diminuir o intervalo entre séries, descansar menos entre as séries de forma que a intensidade do exercício aumente sem necessariamente mudar o exercício.
Portanto, esse exemplo mostra bem como você pode mexer nas variáveis de treino para atender o princípio da sobrecarga e conseguir ter bons resultados mesmo sem ir à academia!
Para finalizar, gostaria de esclarecer que podemos ter bons resultados usando os princípios do treinamento e manipulando de forma adequada suas variáveis, independente de onde treinamos!
Um profissional de educação física pode auxiliar muito bem na aplicação desses princípios. Então, procure sempre treinar sob orientação para obter bons resultados de forma saudável.
No meu canal do YouTube eu apresento muitas possibilidades de exercícios utilizando apenas o peso corporal e outros com uso de elástico. Então, confere e lá e se precisar de ajuda entre em contato.
Para conhecer mais sobre como posso te auxiliar agora a ter uma vida mais saudável clique AQUI!
Me acompanhe nas redes para mais conteúdo sobre exercício físico.