2021 tá ai e você já começou a se movimentar para colocar seus planos em prática, certo? Espero que você tenha colocado o exercício físico nos seus planos já que é uma peça fundamental para sua saúde. Te mostrei como se planejar para 2021 e como alcança-las. Também já te dei estratégias para conseguir tirar seus planos do papel.
Hoje vou falar um pouco mais sobre exercício físico em si.
Através dos meus anos de experiência como personal trainer já ouvi inúmeras razões pelas quais as pessoas acabam não treinando.
Já dei dicas de como colocar o exercício na sua rotina.
Vou te mostrar algumas das frases que mais ouvi ao longo dos anos e tenho certeza que você vai se identificar com pelo menos uma delas. Mas fica tranquila que eu vou te mostrar como vencer essas objeções e colocar sua meta de treinar mais esse ano em prática!
#Objeção 1: não tenho tempo
Essa é a clássica e a que mais escutei na minha vida.
Bem, você sabia que treinar 30 minutos representa menos de 2% do seu dia? Aposto que você nunca tinha feito esse cálculo não é mesmo? Pois é.
Você não consegue dedicar menos de 2% do seu tempo a se cuidar? A cuidar da sua saúde? Sabemos também que tempo é questão de prioridade não é? Quero que pense na sua rotina diária e me diga quanto tempo você passa nas redes sociais? Ou vendo uma série de TV, jogando videogame? Será que não conseguimos organizar nosso dia a dia para inserirmos um pouco de exercício?
Você pode usar a estratégia de mini hábitos para lhe ajudar!
#objeção 2: não gosto de academia
Essa também é muito frequente e compreensiva por uma série de razões.
Entendo que algumas vezes o ambiente da academia pode ser um pouco opressivo ou desagradável. Ainda mais em tempos de pandemia. Por isso, a sugestão que dou é buscar lugares mais agradáveis para treinar.
Pode ser uma academia com ambiente melhor, um parque, ou até mesmo em casa! Essa é minha sugestão favorita! Ao treinar em casa você elimina uma série de obstáculos: deslocamento, logística, menor custo, frio.
Você pode fazer um investimento inicial para adquirir algum material, mas depois disso não terá mais custo.
E se você está preocupado se terá os mesmos benefícios de treinar na academia a resposta é sim!
Principalmente pelo fato de que terá mais frequência de treino, pois eliminará várias barreiras ao treino.
A única desvantagem de se treinar em casa é você não saber se está executando corretamente os exercícios ou não ter orientação.
Mas calma que eu tô aqui para te ajudar! Dá uma olhada nesse post aqui.
#objeção 3: não gosto de treinar
Será que você não gosta mesmo? Ou simplesmente ainda não se achou?
Existem diversas formas de exercício físico e dentro das modalidades mais utilizadas (musculação, corrida, aulas em grupo) existem diversos métodos para encaixar na sua rotina de forma mais agradável.
Agora preciso que você entenda que não há necessidade de estar motivada para treinar. Explico um pouco mais sobre isso aqui.
Então, a minha sugestão é procurar uma atividade que tenha mais prazer. Pode ser uma dança, uma aula em grupo.
O que também ajuda muito na adesão a qualquer treino é ter um parceiro de treino. Pode ser uma amiga ou cônjuge que te ajude a gerar mais compromisso ou até mesmo contratar um serviço de personal trainer que além de te orientar vai te ajudar a ter mais compromisso com sua mudança.
#objeção 4: não tenho resultados
Primeiro temos que saber seu ponto atual para medir sua evolução.
Recomendo alguns tipos de avaliação: balança de bioimpedância, composição corporal, medidas, foto, uso de roupas como parâmetro, percepção subjetiva de saúde. Assim, poderemos realmente medir seus resultados.
Partindo desse pressuposto que você não consegue ter resultados, temos que analisar alguns aspectos do seu treino.
Por exemplo: o tipo de exercício você faz é condizente com seus objetivos? Não adianta correr se você quer ganhar massa muscular. Com que frequência você treina? Quanto mais volume melhor, dependendo do seu objetivo. Como está a intensidade? Ela é fundamental para melhores resultados. De quanto em quanto tempo você troca sua rotina de treino? Nosso corpo se adapta muito facilmente e podemos estagnar.
E olha que só estou falando dos aspectos do treinamento. Ainda devemos levar em conta outros hábitos que irão interferir nos seus resultados: sono, hidratação, alimentação entre outros.
Para ajudar a monitorar seus hábitos você pode ler esse post.
Eu espero que tenha ajudado você a refletir sobre seu comportamento e a pensar em como você pode aproveitar esse início de ano para uma mudança de ciclo para efetivamente colocar o exercício físico na sua rotina.