fbpx

4 CUIDADOS QUE DEVE TER PARA TREINE EM CASA

4 cuidados para treinar em casa com segurança.

Você vai ler nesse post

Com vários países passando por mais um lockdown, as academias fechando de novo, só nos resta à opção de treinar em casa.

Sempre achei uma excelente alternativa, principalmente para quem não tem tempo de ir à academia ou não gosta, porém devemos ter alguns cuidados ao realizarmos nossos treinos em casa.

Siga esses cuidados e tire o máximo dos seus treinos.

#cuidado 1: segurança

Ao realizarmos treinos em casa devemos fazer alguns questionamentos antes:

  • Qual local da casa vou utilizar para treinar?
  • O piso é escorregadio?
  • Tenho algum material de treino disponível?
  • Quais objetos da casa irá usar?
  • Esse objeto é seguro?
  • Tenho espaço para fazer os exercícios que quero?

Inicialmente devemos responder essas questões para depois irmos para prática. Você vai treinar em qual ambiente da casa? Quarto, sala, escritório? É importante que esse espaço seja bem ventilado, que os móveis do ambiente não atrapalhem seus movimentos e que o piso não seja escorregadio.

Lembre-se de afastar objetos e móveis pontiagudos e de ter pelo menos 2×2 metros de espaço. Se você não tiver materiais de treino disponíveis, pode usar objetos que tenha em casa: cabo de vassoura, mochila, cadeira, essa deve ser firme e não escorregar, e até mesmo uma almofada pode ser usada como sobrecarga.

Porém, atente-se as condições desses objetos. Eles não podem lhe colocar em risco.

Lembre-se: segurança em primeiro lugar!

#cuidado 2: atenção a execução dos movimentos

Quando treinamos em casa não temos nenhum profissional ao lado para verificar se estamos treinando corretamente. Logo, se faz mais necessário ainda ter atenção a sua postura durante os exercícios.

Procure vídeos na internet de profissionais qualificados explicando os movimentos que você quer fazer. Uma pesquisa rápida no Youtube ou no Instagram já vão lhe ajudar.

Só cuidado com pessoas que não são profissionais de educação física e prescrevem treinos. Procure sempre um profissional de educação física para lhe ajudar.  

Por exemplo, na minha Consultoria Fitness sempre peço para os alunos se filmarem fazendo os exercícios, principalmente os mais complexos, e me enviarem para eu verificar a execução e fazer os ajustes necessários.

#cuidado 3: respeite seus limites

Muitas pessoas ao treinarem em casa, embora isso também ocorra na academia, costumam fazer exercícios que acham na internet. Isso traz vários riscos, mas o que gostaria de abordar nesse tópico é o nível de condicionamento físico.

Muitas vezes as pessoas que executam esses movimentos nos vídeos são altamente condicionadas.

Portanto, evite fazer exercícios que você ainda não tem condições para fazer. Seja por ainda não ter o condicionamento físico necessário ou por serem movimentos muito complexos.

Se você tem dúvidas sobre treinos com o peso corporal como sobrecarga precisa ver esse post, onde falo sobre isso.

#cuidado 4: busque orientação

Costumo dizer que a internet tem todos os treinos menos o seu. Logo, é fundamental procurar um profissional qualificado para lhe prescrever o treino.

Devido ao momento atual muitas pessoas buscam orientação online o que é excelente para melhorar a qualidade do treino.

Sob supervisão você tem um treino adequado para suas individualidades, fica mais fácil atingir seus objetivos, a chance de se lesionar é menor e a progressão das cargas fica mais adequada. Ou seja, só benefícios.

Quer saber como você pode treinar sob minha supervisão? Clique AQUI.

Portanto, treinar em casa traz inúmeras vantagens: otimização do tempo, custo menor, flexibilidade de horários, praticidade, porém devemos respeitar esses cuidados para garantirmos todos esses benefícios.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Patrick Ferreira - Personal Trainer

Com mais de 15 anos de experiência na área, meu principal objetivo é ajudar as pessoas a serem ATIVAS. E para isso desenvolvo metodologias de treino que auxiliam na mudança de hábito e auxilia na ação para sairmos da zona de conforto.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receba Dicas de Treino e Hábitos

Não perca atualizações e dicas sobre treinos e hábitos

Entre para o meu grupo VIP no Telegram!
Posts recentes