fbpx

VOCÊ QUER EMAGRECER? TREINE EM CIRCUITO!

Use esse método do treino de força a seu favor para emagrecer

Você vai ler nesse post

Use esse método do treino de força a seu favor para emagrecer

Uma das metas que as pessoas mais buscam com o exercício físico é o processo de emagrecimento. Sabemos que o sobrepeso e a obesidade estão correlacionados com inúmeras patologias.

Lembrando que quando falamos no processo de emagrecimento, estamos falando sobre o processo de perda de gordura corporal, especialmente a visceral, mais interna e perigosa para nossos órgãos.

Não estamos falando necessariamente em perda de peso corporal, embora na maioria das vezes isso ocorra. O peso corporal que a balança nos mostra é apenas um indicador, mas não o único. É mais interessante levarmos em conta a quantidade de gordura corporal que temos.

Existem algumas formas de determinarmos nossa composição corporal sendo a balança de bioimpedância a mais simples. Porém, não necessariamente a melhor.

Com os dados da avaliação dessa balança podemos saber, por exemplo, nossa taxa metabólica basal, ou seja, o mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do corpo em repouso. Esse número tem muita relação com a quantidade de massa magra que temos no nosso corpo. Por isso, o número do peso corporal na balança pode não ser a melhor forma de verificarmos nosso processo de emagrecimento.

Por exemplo, você pode ter 60 quilos com 20% de gordura ou com 25% de gordura. Em ambos o peso é o mesmo, mas com 20% você está mais saudável.

Tem menos gordura corporal, menos gordura nos seus órgãos (visceral) e provavelmente mais massa magra e água. E isso é importante porque sua taxa metabólica basal será superior, já que terá mais massa magra.

Assim, seu corpo precisará gastar mais energia ao longo do dia para manter suas atividades diárias, fazendo no longo prazo você perder gordura!

Você coloca seu corpo para trabalhar a seu favor.

O QUE FAZER PARA GANHAR MASSA MAGRA

Agora que você já sabe que precisa ganhar massa magra para aumentar sua taxa metabólica, gastar mais calorias, consequentemente perder gordura e assim emagrecer, precisamos saber como vamos ganhar massa magra.

Até hoje não se inventou forma melhor para se ganhar massa magra do que o treinamento resistido. Quando falo em treino resistido quero dizer:

Essas modalidades todas usam uma sobrecarga e métodos compatíveis para o ganho de massa magra. E todas tem suas particularidades, onde umas funcionam mais, outras são mais prazerosas, outras mais intensas, mas todas funcionam de alguma forma para promoção do aumento da massa magra.

USANDO O TREINO EM CIRCUITO PARA EMAGRECER

O método em circuito pode ser usado em praticamente todas as modalidades citadas acima.

Esse método consiste em utilizar essas modalidades com pouco ou nenhum tipo de intervalo.

Na musculação, uma forma clássica é escolher entre 8 a 12 exercícios (chamados de estações) e executar de 1 a 4 series de 8 a 15 repetições (podendo ser realizado por tempo em segundos).

Com intervalo entre 20 a 60 segundos entre estações (alguns circuitos nem há intervalo). Pode ser usado um intervalo entre as séries de 1 a 2 minutos.

Esse é só um exemplo. Podemos mexer bastante nessas variáveis.

BENEFÍCIOS DO TREINO EM CIRCUITO PARA EMAGRECER

O treinamento em circuito provoca ganhos de força, por ser um treinamento resistido e ganho de massa magra, por provocar uma sobrecarga.

Além disso, o fato de trabalharmos com pouco intervalo, mantém o batimento cardíaco mais elevado do que um treino de força convencional o que ajuda bastante a aumentar o gasto calórico.

A grande diferença em relação ao treino aeróbio convencional, além do ganho de massa magra que o treino aeróbio em geral não provoca, é o fato de mantermos nosso metabolismo acelerado pós-exercício.

Ou seja, mantemos um gasto calórico mais elevado do que o de repouso, mesmo horas após o término do treino. Isso também ocorre no treino de HIIT.

A magnitude de metabolismo pós-exercício mais elevado parece depender da intensidade e de curtos intervalos.

ATENÇÃO A SELEÇÃO DOS EXERCÍCIOS

Dentro da mesma teoria de provocarmos um maior gasto calórico pós-exercício é primordial escolhermos bem os exercícios que vamos inserir no nosso circuito.

Estudos indicam que movimentos mais integrados, que envolvam mais articulações e consequentemente maior massa muscular provocam um gasto calórico maior tanto durante o treino quanto no pós. Logo, se estamos pensando em aumentar nosso gasto calórico, é mais interessante usarmos um agachamento do que uma cadeira extensora.

Quanto mais massa muscular envolvermos nos nossos movimentos melhor!

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER

Estudos indicam que o treino de força utilizando o método em circuito é uma excelente ferramenta para promover o emagrecimento.

Tanto o circuito com intervalos maiores quanto com intervalos menores promovem o gasto calórico necessário para perda de peso. No entanto, os de intervalos menores parece ser melhor para ganho de capacidades físicas.

Então, inclua o treino em circuito na sua rotina e veja os resultados você mesmo!

Para conhecer mais sobre como posso te auxiliar agora a ter uma vida mais saudável clique AQUI!

Me acompanhe nas redes para mais conteúdo sobre exercício físico.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Patrick Ferreira - Personal Trainer

Com mais de 15 anos de experiência na área, meu principal objetivo é ajudar as pessoas a serem ATIVAS. E para isso desenvolvo metodologias de treino que auxiliam na mudança de hábito e auxilia na ação para sairmos da zona de conforto.

Compartilhar:

Receba Dicas de Treino e Hábitos

Não perca atualizações e dicas sobre treinos e hábitos

Entre para o meu grupo VIP no Telegram!
Posts recentes